Navegação lenta. Culpa? IPV6.

Navegação lenta. Culpa? IPV6.

Notei a navegação na internet muito lenta em dispositivos móveis aqui de casa. Porém, depois que a página inicial do site abria ele ia normal. O download também estava na velocidade normal. Depois de quebrar um pouco de cabeça descobri o problema, o protocolo IPV6.

Na verdade não é um problema do protocolo em sí, até porque ele foi muito bem testado e alguns países estão implementando ele em um ritmo acelerado. A questão é que esses modens domésticos oferecido pelas operadoras não tem um suporte completo ao IPV6 e acaba que conexão leva muito mais tempo para ser completada. O teste que realizei foi acessar o modem e desativar o suporte a IPV6 deixando apenas o IPV4 no DHCP. Após a alteração, reconectei no modem e pimba, a navegação na internet estava fluida novamente. Antes, levava cerca de 20 a 30 segundos para começar a andar a barra de progresso do navegador.

Pra mim não adiantou reclamar na operadora, pois eles não tem conhecimento sobre isso ainda e também não tem nada documentado. Se for para trocar o modem provavelmente vão te cobrar a menos que você consiga provar que há um problema. Se você tiver um problema parecido, faça o mesmo teste.

Observação: No modem Humax, apesar de ter a opção de desativar o IPV6, ele continua a oferecer IP por esse protocolo aos dispositivos. Acredito que seja um bug do firmware.

About the Author

Casado, pai de família, autodidata e amante de tecnologia. Especialista em PHP, MySQL e PostgreSQL, certificado em RedHat e formando em Gestão de TI.

Deixar um comentário

Seu endereço de email não será publicado.