Expandindo sua internet pela rede elétrica.

Expandindo sua internet pela rede elétrica.

Quem tem uma casa um pouco maior sabe como é difícil fazer a internet atender todos os cômodos. Extensores de sinal wifi que captam o sinal e repassam não são eficientes, eu já testei e não fiquei satisfeito. Como resolver então? Simples, use sua rede elétrica.

Algumas pessoas tem sérias dificuldades de passar um cabo de onde está o modem até a outra ponta da casa para colocar um roteador e expandir o sinal. Nem sempre temos conduítes com folga para passar o cabo. Alguns usam o extensor de sinal wifi que capta o seu sinal ruim e tenta ampliar o sinal fazendo atingir mais comodos, porém, eu testei e a solução não me agradou. Após algumas pesquisas descobri um extensor de sinal diferente que promete resolver o problema.

Comprei o TP-LINK TL-WPA4220 Kit. A lógica é bem simples. Ele tem um transmissor e um receptor. O transmissor fica junto com o modem, que recebe o sinal da internet e espalha pela rede elétrica da sua casa/apartamento. O receptor, que você vai colocar no cômodo da sua casa que não pega internet, vai receber a internet pela rede elétrica e transmitir via wifi e também por 2 saídas de rede que ele tem disponível.

Powerline - Transmissor
Powerline – Transmissor

O transmissor você deve ligar próximo ao modem. Pegue um dos cabos de rede que vem na caixa e ligue da saída do modem na entrada do receptor. Após ligar na tomada, ligue o receptor em outro cômodo da casa e aguarde uns 2 minutos para que ele termine de inicializar. No transmissor há apenas um botão que é para fazer o pareamento. Você vai apertar esse botão quando os dois dispositivos estiverem ligados na tomada.

 

 

 

 

Powerline - Receptor
Powerline – Receptor

O receptor, que é a peça maior, você vai colocar diretamente na tomada do cômodo que está no que chamamos de área de sombra, ou seja, a área da sua casa que não pega internet ou pega com sinal muito fraco. Ele vai receber via rede elétrica a internet que o transmissor está enviando. Após o segundo led (que parece uma casa), ficar acesa, você deverá iniciar o pareamento. Vá até o transmissor, aperte o botão de pareamento que está na frente por 1 segundo. Depois vá até o receptor e aperte o botão de pareamento que está abaixo do aparelho por 1 segundo. Fique tranquilo, após apertar o botão de pareamento do transmissor você terá 2 minutos até apertar o botão de pareamento do receptor. Não precisa correr desesperadamente pela casa.

Feito isso, está pronto. Dentro da caixa vem um pequeno cartão que tem o SSID e senha do receptor, que será seu novo AP (Access Point).

 

Função especial clone: O receptor tem um recurso especial chamado de clone wifi. Este recurso permite transformar sua rede wifi em uma rede única, ou seja, ao invés de ter uma rede com um nome no seu modem e uma outra rede que é do seu extensor, ele transforma as duas como sendo uma só. Para isso, verifique se o seu modem tem um botão escrito WPS, aperte-o e depois vá até o seu receptor e aperte o botão que está no 4º led. Ele irá obter as configurações de wifi do seu modem e irá clonar. A partir desse momento você não precisará cadastrar duas redes wifi nos seus smartphones, tablets, notebooks, etc.

Todos esses recursos funcionaram bem nos testes aqui em casa. A navegação no meu escritório que é um pouco distante do modem melhorou muito pois fiquei bem próximo do receptor do extensor. Abaixo um teste que realizei conectado no modem da operadora (longe do modem) e em seguida próximo do extensor.

 

Teste Extensor
Teste Extensor

Um teste realizado com o SIMET, mostra a principal diferença. No primeiro teste eu estava conectado diretamente no roteador da operadora. Pela distância eu tinha perda de pacotes, consequentemente tinha perda de velocidade final de download e upload.

 

O segundo teste foi feito conectado ao extensor e como podemos ver não há perda de pacotes e consegui atingir os 10MB que a operadora oferece.

 

Não quero com isso dizer que o modem da operadora é ruim (mas também não é nenhuma maravilha). O que mostro aqui é que quanto maior a distância, maiores serão as perdas e consequentemente a internet vai piorando.

Uma grande vantagem do aparelho, além de melhorar a internet onde o modem principal não alcança, é o fato de não precisar quebrar paredes para passar cabo ou sofrer para passar cabo nos conduítes que você tem na sua casa. É tudo praticamente plug-and-play e sem sofrimento.

Quem joga online (como eu por exemplo), irá notar uma grande melhoria pois como você está praticamente zerando a perda de pacotes você terá menos lag e com isso conseguirá jogar muito melhor. Outras melhorias poderão ser sentidas como o funcionamento do chromecast, netflix, youtube, etc.

ATENÇÃO: Para o correto funcionamento do extensor, siga essas duas dicas importantes.

  • Os aparelhos devem estar ligado em um mesmo circuito elétrico, ou seja, na mesma fase, caso contrário poderá haver considerável perda de velocidade de transferência de dados ou nulidade no funcionamento.
  • Não ligue nenhum dos dois dispositivos em filtro de linha, estabilizador ou no-break.

 

About the Author

Casado, pai de família, autodidata e amante de tecnologia. Especialista em PHP, MySQL e PostgreSQL, certificado em RedHat e formando em Gestão de TI.

Deixar um comentário

Seu endereço de email não será publicado.